Instruções para utilização inicial do Moodle ( registo / entrada )

Por questões de segurança e repúdio de contas falsas (anti-spam), foi adoptada na organização do Moodle o limite de contas apenas aos domínios para caixas de correio internas da escola. Isto quer dizer que apenas podem ser utilizadas as caixas de correio da escola/agrupamento.

Toda a comunidade escolar do Agrupamento de Escolas Nº2 de Abrantes tem uma conta de correio no servidor da escola.

Os alunos tem uma conta do tipo a(nnn)@escola.esmf.pt onde a(nnn) é o número que está no cartão de aluno, que foi entregue pela escola. Este número é o "número de processo interno" do aluno.

As contas existentes e activas foram convertidas para o novo domínio @aen2-abrantes.pt para os Docentes/Não docentes e @alunos.aen2-abrantes.pt para os Alunos. Por uma questão de fallback mantém-se as contas @escola.esmf.pt (que servem para recuperação de password do outro domínio).

Para facilitar a inscrição no Moodle, foi executado um processo de criar as contas de alunos automaticamente (até 2019), a partir da mesma chave de utilização dos computadores na biblioteca (na escola Dr. Manuel Fernandes). Esta chave pode ser recuperada no servidor da escola, de acordo com o manual colocado aqui https://forum.esmf.pt/viewtopic.php?f=1&t=7983

Para contas no ano lectivo 2020 e posterior, não serão criadas contas de forma automática. Deverão os interessados proceder de acordo.

No entanto, este processo automático não pode substituir as contas já existentes, obviamente, porque os alunos que as criaram sabem, supostamente, o seu acesso. Cada um criou a sua conta com nome de utilizador que definiu e a password que entendeu. Quem tinha essa conta deverá continuar a utilizá-la.

Agora, tem-se visto bastantes registos de tentativas de entrada, pela parte dos alunos, que devem ter esquecido qual foi o utilizador e/ou password que criaram. É normal isto acontecer quando as contas não são muito utilizadas e não as registam noutro lado para memorizar. Assim, atende-se que enviem uma mensagem para reposição da password, de acordo com o que está indicado na página de login aqui no Moodle (ver abaixo).

Importante:

  • Quando um aluno pede para recuperar pelo processo automático de recuperação password, este, depois de fazer o pedido, deve ir à caixa de correio da escola para "clicar" na ligação que irá iniciar o processo. Isto é necessário para evitar falsos pedidos por terceiros.
  • Quando um aluno pede para repôr a password aos administradores do sistema ( envio de mensagem para o endereço moodle.admin@escola.esmf.pt ) acontece o seguinte: Se a conta do aluno tiver um nome de "utilizador" diferente do a(nnn) ela será convertida para a(nnn). A password será reposta para a chave inicial de rede dos terminais da biblioteca. Para este pedido é necessário enviar o Nome do aluno, Número de processo a(nnn), Número de Cartão de Cidadão ou NIF para comprovar a entidade.

Mesmo que mudem a password de acesso ao Moodle, não vão mudar a password do e-mail nem a password de acesso aos terminais da biblioteca. Nós não temos acesso às passwords uma vez que são registadas de forma cifrada na base-de-dados de forma irrecuperável, apenas podemos repôr para a chave original que foi criada inicialmente.

Aos alunos é vedada a mudança da password para o e-mail e computadores da biblioteca.

Para esta explicação é subentendido que, para um aluno que tenha no cartão como exemplo a12345 aqui onde se lê a(nnn) ou a(nnn)@escola.esmf.pt é na realidade a12345 ou a12345@escola.esmf.pt.

Para as contas recentes, ou que possam criar, é possível registar tanto para o endereço no servidor da escola (@escola.esmf.pt) ou para as contas G-Suite (@(.....).aen2-abrantes.pt)

Para os funcionários docentes / não docentes, tal como os alunos, o registo pode ser criado por estes recorrendo ao registo pelo método de registo manual (pagina de login -> registar-se) ou a pedido.

A permissão de acesso às disciplinas, pela parte dos alunos, terá de ser feito pelos docentes. Os docentes deverão, nas suas disciplinas aqui associadas, inscrever os alunos ( e outros docentes se necessário ) na parte dos "Participantes" que é visto no canto superior esquerdo, com o menu de funções não oculto. O menu de funções é oculto/visto actuando no botão das 3 barras no canto superior esquerdo. Se os docentes não adicionarem os alunos às suas disciplinas eles não poderão aceder aos seus conteúdos.

Por outro lado os docentes não podem criar disciplinas nem associar-se (outros docentes podem adicionar se já tiverem permissão). Por esse motivo temos aqui no Moodle um local para pedido da disciplina. Para agilização do processo durante o periodo actual posso receber pedidos na caixa de correio moodle.admin@escola.esmf.pt . Neste caso o Docente tem de informar o pedido com o ano / turma / nome da disciplina. Será enviado uma resposta quando o processo estiver concluído.

Grato pela atenção e espero ter ajudado com esta explicação.


Last modified: Wednesday, 7 October 2020, 6:42 PM